Como olhamos o mundo que nos cerca?

A mostra Imagem Miragem, de Eduardo Vasconcelos, explora a possibilidade de novas formas e dimensões no olhar. Ela nos instiga a brincar com a imaginação, exercitar diferentes pontos de vista, superando nossos padrões rotineiros de visão, nos abrindo então para um imenso potencial de criação. Até chegar ao ponto de pintar com uma câmera fotográfica.

Essa exposição revela parte dos resultados de mais de 30 anos de experimentação do fotógrafo. Neste caminho, Eduardo se inspirou inclusive na própria pintura, investigando a trajetória do olhar de três movimentos chaves da pintura moderna, os impressionistas, surrealistas e abstratos. A partir de 1870, eles romperam com o modo clássico de representar o mundo, pelo retrato, realismo e naturalismo, criando formas muito diferenciadas de revelar o mundo, que a princípio não foram aceitas pelo status quo artístico da época.

A primeira impressão ao ver várias fotos de Eduardo é de que estamos diante de quadros. No entanto, são mesmo fotos, que não passaram por nenhuma edição ou efeito especial, a não ser um ligeiro acerto de luz e cor. Imagens como estas estão lá, acessíveis a todos, esperando apenas por uma visada mais poética, capaz de captá-las. Daí, a exposição combinar as fotos com trechos de poemas ou prosa poética.

Experimentações como esta estão ao alcance de todos. Esse é exatamente o convite de Eduardo Vasconcelos a cada um de nós, com esta exposição.